terça-feira, 22 de abril de 2014



Medalha da Inconfidência: Deputado Neilando Pimenta ressalta a importância da cerimônia

Governador Alberto Pinto Coelho  (Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

Na noite dessa segunda-feira(21/04), data em que se comemora a Inconfidência Mineira, a cidade histórica de Ouro Preto sediou a 63ª Solenidade de Entrega da “Medalha da Inconfidência”, a 240 personalidades e entidades que contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

A cerimônia, que este ano coincidiu com os 30 anos do movimento “Diretas Já” e os 25 anos da Constituição do Estado, foi presidida pelo Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho(PP), e teve como orador oficial o pré-candidato à Presidência da República, Senador Aécio Neves(PSDB).

O Deputado Estadual Neilando Pimenta(PP) afirma que a data emociona e faz com que todos reflitam. “Relembramos a luta do inconfidente Tiradentes que esbravejava pelas ruas por justiça, igualdade e liberdade. Que este exemplo esplêndido, que marca a Inconfidência Mineira, esteja sempre dentro de cada um de nós. Hoje podemos homenagear pessoas que, assim como Tiradentes, se destacam pelos relevantes serviços ao nosso estado e ao país.”, comentou Neilando.

Maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência que foi criada pelo Governador Juscelino Kubitschek é entregue anualmente, no dia 21 de abril, em Ouro Preto, e tem quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.


Lançamento do livro

Antes da cerimônia de entrega de medalhas, no Palanque oficial, foi lançado o livro “Liberdade, Essência de Minas”, editado por meio da parceria firmada entre a Imprensa Oficial, o Governo de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais,  a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público,  o Instituto Histórico e Geográfico, a Academia Mineira de Letras e o Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário