segunda-feira, 14 de abril de 2014


Emissão de documentos: Deputado Neilando Pimenta intervém e consegue presença da Polícia Civil no mutirão em benefício das comunidades indígenas de Santa Helena de Minas e Maxacalis


 
Foto: Ilustrativa / reprodução internet    

O evento, que é realizado pela Sedese, em parceria com o Governo do Federal e prefeituras municipais, seria cancelado por falta de policiais para a expedição dos documentos 

O Deputado Neilando Pimenta(PP) interveio e conseguiu a presença de policiais civis no mutirão de sub-registro civil e documentação civil básica. O evento aconteceu nos últimos sábado(12) e domingo(13), em Santa Helena de Minas, e estará hoje(segunda-feira13) e amanhã(terça-feira,14) em Maxacalis. 

O mutirão, que é realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social(Sedese), em parceria com o Governo Federal e prefeituras municipais, seria cancelado por falta de policiais civis para a expedição dos documentos. Porém, atento às necessidades das comunidades indígenas e dos cidadãos carentes dos municípios, que sofrem com a falta de documentação, o Deputado Neilando intercedeu junto ao Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. Oliveira Santiago, o Chefe Adjunto, Dr. Jesus Trindade Barreto Junior e o Assessor do Gabinete, Dr. Renato Alcino Vieira, para a liberação da equipe do Instituto de Identificação, chefiado pela Dra. Letícia Alessi. 

A população de Maxacalis e Santa Helena de Minas pode comemorar. O pedido do Deputado foi atendido e os policiais estiveram e estarão nos eventos para a confecção dos documentos. “É um regaste da cidadania, essas comunidades sofrem muito com a falta de documentação. A ação dará oportunidade às famílias de terem acesso à saúde, educação e aos programas sociais”, assegurou Neilando. 

Mutirão 

De acordo com o coordenador especial de Políticas Pró-Igualdade Racial(Cepir), da Sedese, Dr. Clever Machado, muitas comunidades não possuem documentos civis devido à falta de informação ou distância de onde residem em relação à região central. “Agora, terão oportunidade de tirarem a documentação. A expectativa é que sejam atendidas 300 pessoas por dia em cada cidade”, informou Machado. 

Em Santa Helena de Minas, o mutirão aconteceu das 9h às 17h, na Quadra Poliesportiva, situada na rua Euclides Silveira Tolentino, nº 141, no Centro da cidade. 

No município de Maxacalis, o evento de hoje e amanhã será das 9h às 17h, na Secretaria de Assistência Social, localizada na rua Governador kubitschek, nº 171, no Centro de Maxacalis.  

Os interessados poderão solicitar a primeira e/ou a segunda via da certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário