segunda-feira, 14 de outubro de 2013

.



Deputado Neilando viabiliza junto à secretaria de cultura a restauração da obra de arte “ Árvore da Vida” de  Yara Tupinambá na matriz de Sant'Ana no município de Ferros

Painel "Árvore da Vida" de Yara Tupinambá


No dia (21/08) Deputado Neilando Pimenta esteve  reunido com a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, o Prefeito de Ferros, Carlos Castilho Lage, e o Secretário de Cultura Municipal Professor Carlinhos, e a consagrada artista plástica, Yara Tupinambá, para tratarem da importância da  restauração das obras da Matriz de Sant'Ana, no município de Ferros.
"A cultura de um povo é o seu maior patrimônio. Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores, permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato", disse o Prefeito Castilho. Segundo ele, Ferros é uma referência para outras cidades também em nível de cultura e tradição, fazendo parte do circuito turístico "Caminhos dos Rios da Serra do Espinhaço" e integrando a região da Estrada Real.
Além do painel "A Árvore da Vida", de autoria da própria Yara Tupinambá, o acervo é composto por outras três peças que integram os passos da "Paixão de Cristo": Nossa Senhora das Dores, São João Evangelista e o Sagrado Coração de Jesus.
A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, considerou todos os argumentos e elogiou a iniciativa do Deputado Neilando Pimenta de unir forças com o Governo de Minas para a preservação de nossos bens culturais. "O trabalho de Yara Tupinambá é reconhecido e admirado no mundo todo. Ela leva o nome de Minas Gerais, como boa mineira que é, para os quatro cantos do planeta. O painel 'A Arvore da Vida' é uma das obras mais irreverentes dessa grande artista", afirmou Neilando.



Sobre a Árvore da vida

Yara Tupinambá lembrou todos os "dissabores" que enfrentou desde a instalação do painel "A Arvore da Vida" na Matriz de Sant'Ana, em 1972. A polêmica foi suscitada após publicação de uma matéria do jornalista Roberto Drummond. Beatas e religiosos não gostaram de ver a completa nudez de Adão e a seminudez de Eva. Ao entrarem na igreja, abaixavam a cabeça para desviar o olhar do painel. "As opiniões eram tão divergentes que o assunto foi  tema de análise episcopal: durante dois anos, bispos vieram ao município de Ferros para conhecer a obra e apontar se ela era ou não indecorosa. Como não houve consenso, coube ao Vaticano a decisão, considerando que a pintura era boa e não ofendia a Igreja. Eu quase fui excomungada",disse ela.


 
Yara Tupinambá e Prefeito de Ferros Carlos Castilho

Yara Tupinambá e Secretário de Cultura de Ferros Profº Carlinhos e Amâncio ( restaurador)



Nenhum comentário:

Postar um comentário