quarta-feira, 25 de setembro de 2013



DEPUTADO NEILANDO PEDE MAIS SEGURANÇA PARA OS MUNICÍPIOS DE DIVISA ALEGRE E NOVO CRUZEIRO






Na última semana, o Deputado Neilando Pimenta reuniu-se com o Secretário de Estado de Defesa Social, Dr. Rômulo Ferraz, juntamente com os Prefeitos dos Municípios de Novo Cruzeiro, Gilson Ferreira da Costa, e o de Divisa Alegre, Marcelo Olegário, a fim de tratar, especificamente, de questões de segurança pública. 

Durante o encontro, o Deputado Neilando relatou ao Dr. Rômulo Ferraz a precariedade da cadeia pública de Novo Cruzeiro, que atende também os municípios de Caraí, Catuji e Itaipé, perfazendo uma população total de 72 mil habitantes. Com capacidade para receber 50 (cinqüenta) presos, a carceragem abriga, hoje, 63 detentos divididos em 8 (oito) celas. Além da superlotação, a estrutura física do prédio está completamente deteriorada, cujas portas de celas, para se ter uma ideia, foram restauradas com lâminas de tratores. Os presos não possuem camas, os banheiros são impróprios e as fugas são constantes. Os funcionários e a população de Novo Cruzeiro ficam vulneráveis com tamanha insegurança. Tais condições motivaram o Poder Judiciário a emitir um relatório pedindo a imediata interdição da cadeia.

 “Sensibilizado e preocupado com a gravidade os problemas em Novo Cruzeiro, o Dr. Rômulo Ferraz disse para mim e o Prefeito Gilson que irá reformar a cadeia pública e nos assegurou que fará questão de comparecer à sua inauguração, prevista para junho de 2014”, disse o Deputado Neilando Pimenta. 

 >Sobre Divisa Alegre, Neilando relatou para o Secretário de Defesa Social a necessidade de um aumento no quadro de militares que trabalham na cidade. Atualmente, há 11 policiais lotados na guarnição, sendo que 4 (quatro) estão designados para trabalhar no posto fiscal César Diamante, 1 (um) está em gozo de férias regulamentares, 2(dois) em caráter de “dispensa/licença”, restando apenas 3(três) para atendimento aos moradores de Divisa Alegre. Por ser um município que faz fronteira com a Bahia, sendo cortado pela BR -116, lamentavelmente conhecida como sendo uma rota de tráfico de drogas e de prostituição, inclusive infantil, Divisa Alegre tem sua peculiaridade, necessitando de ações diferenciadas. É humanamente impossível que apenas três militares consigam, por melhores e mais dedicados que sejam ao trabalho, combater a criminalidade e oferecer segurança aos moradores daquela cidade,” afirmou Neilando Pimenta. O Dr. Rômulo Ferraz afiançou que  aumentar o contingente. 

Em outra reunião, dessa vez com o Superintendente de Investigações e Polícia Judiciária da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr.Jerfeson Botelho, o Deputado Neilando Pimenta e o Prefeito Marcelo Olegário falaram sobre a necessidade de um delegado permanecer em Divisa Alegre, uma vez, que todas as ocorrências são encaminhadas para Pedra Azul. ”A prefeitura está disposta a custear o aluguel de uma casa na qual funcionará a delegacia, infinitamente menor que as despesas que atualmente possuímos com os deslocamentos até Pedra Azul”, disse Marcelo. “A presença de um autoridade da polícia civil inibirá o aumento da violência e agilizará a condução e conclusão dos inquéritos”, ressaltou Neilando Pimenta. Profundo conhecedor dos problemas de segurança pública nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, o Dr. Jeferson Botelho afirmou que viabilizará a permanência de 2 (dois) policiais civis, 1(um) delegado e 1(um) inspetor, ao menos duas vezes por semana em Divisa Alegre, até  a realização de outro concurso público, quando será possível a instalação de uma delegacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário